terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eu também sou Plus Size!!!

Elas vestem GG
por Crib Tanaka

Elas são assumidamente gordinhas, adoram moda e não abrem mão de estarem sempre lindas. As mulheres plus size não têm mais vergonha de mostrar seu corpo e essa mudança está refletida, hoje, em vários editoriais e campanhas de moda. No Brasil, temos blogs voltados para elas, eventos como a semana de moda Fashion Weekend Plus Size e uma crescente atenção de marcas que estão de olho neste mercado, antes deixado de lado.


Ponteiros da balança


Segundo o IBGE, quase metade da população está acima do peso. Dentre as mulheres acima de 20 anos, 48% estão com sobrepeso. Mas estar com uns quilos a mais não precisa e nem deve ser sinônimo de desleixo ou de falta de amor próprio.


"Preciso perder 15 quilos e estou empenhada: comecei a dieta dos pontos do Vigilantes do Peso e há 2 meses estou fazendo exercícios diariamente. Mas não é porque estou gordinha, que me largo. Faço questão de estar com o visual bacana, o que também faz parte da minha profissão", conta a estilista Maria Cristina Borges, que veste 46 e quer emagrecer por questões de saúde.

E é aí que entra uma questão: quando os quilos a mais podem ser uma preocupação? A nutricionista Luana Stoduto, do portal Bem Leve, orienta: "A minha opinião é que as mulheres devem estar mais atentas à saúde do que à estética. Por isso quando estão acima do peso, devem ficar atentas no que esse sobrepeso está prejudicando sua saúde física e mental. É sempre bom estar atenta ao IMC (acima de 32, já é preocupante) e aos exames de rotina. Caso haja alguma alteração, aí sim é hora de se preocupar".

Vitrines XL


"Não vejo problemas em achar blusas ou vestidos de malha para mim. Mas, na hora de procurar um vestido moderninho, de tecido plano, ou uma calça com modelagem diferenciada, tem que procurar muito!", reclama a jornalista Monica Alves, que veste 48. De olho neste mercado, lojas de departamento como Leader, C&A, Marisa e Renner trabalham com numeração extensa, com um mix de peças que vai do jeans ao vestido de festa. Algumas marcas não especializadas em tamanhos grandes têm alguns produtos com numeração mais extensa, como é o caso da Fórum (o jeans feminino vai até o 50), da Enjoy (que tem GG e veste até o 46) e da Novamente (até 48).

Com foco nas mulheres que estão acima do 44, mas querem estar antenadas com as tendências da estação, surgiram marcas como a Wish Fashion e Carlota.

A Wish Fashion tem apenas 6 meses, mas trabalha com vendas online para todo o Brasil. "Nossos carros-chefes são blusas e vestidos de malha e o tamanho mais vendido é o 52. Disponibilizamos ao lado de cada peça, as medidas da mesma, facilitando a compra da cliente", explicam as sócias Adriana e Andrezza. Se quando começou, oferecia 100 modelos diferentes, hoje, são cerca de 600 cadastrados.

Quando Sylvia de Carlo abriu a Carlota, há 20 anos, sua vontade era "fazer roupas para as mulheres reais". A marca, que oferece do tamanho 42 a 54, busca sempre desenvolver produtos que casem com às consumidoras: "Sabemos que roupas tamanho GG não devem mais ser associadas a peças antiquadas e sem forma. Estamos nos empenhando cada vez mais para levar as tendências aos mulherões", conta Sylvia.


Matéria completa:

http://msn.bolsademulher.com/moda/elas_vestem_gg-102856.html

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário