quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cai-não-cai!!!

Cai-não-cai

(5 a 6 anos)

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 6 anos e quando isso não acontece pais e filhos ficam na expectativa. A fase da troca é maleável. Pode variar de criança para criança. Os primeiros dentes de leite a cair são os da frente (incisivos centrais). Depois os do lado e, por fim, os caninos. Se a troca da dentição estiver realmente atrasada, algumas providências podem ser tomadas. A primeira delas é fazer uma panorâmica, que é indicada pelo odontopediatra. Com o raio X em mãos é possível descartar inúmeros problemas.
O motivo mais freqüente da retenção dos dentes é a erupção ectópica, ou seja, o dente permanente nasce fora de sua posição normal. Ele vai comendo a raiz do de leite até chegar perto da gengiva, quando o de leite fica mole e cai. Só que esse permanente pode vir fora da rota. Em outras palavras, ele não come a raiz o suficiente, impedindo a queda do original. As causas para isso geralmente são de origem genética. Ocorre que, normalmente, depois da extração, a própria língua faz essa força de empurrar o dente que estava fora de posição para o seu lugar.
Outro fator que contribui para a demora é que algumas crianças preferem alimentos que dão menos trabalho para mastigar. Usando menos os dentes, eles demoram mais a cair.
De qualquer forma, para garantir que a troca seja tranqüila é recomendável que, por volta dos 5 anos, a criança faça uma consulta odontológica para que seja analisada sua condição oral. Se o dente de leite cair no momento certo, as chances de a criança usar aparelho são mínimas.


(CRESCER - Boletim SEU FILHO)

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário