quarta-feira, 5 de maio de 2010

A menina também é filha!!!


Dica de Leitura!!!

Livro dá dicas para filhos falarem com as mães

Livros que ensinam mães a lidar com os filhos, existem muitos. Mas e os que tentam ensinar os filhos a lidar com as mães? Pois o novo lançamento de Alec Greven vai por este caminho. “Como falar com as mães” (Editora Record) tem uma pegada “sua mãe faz muitas coisas para irritar, a gente sabe, mas as crianças também fazem muitas coisas que irritam as mães”. É uma espécie de guia de boa convivência que, apesar de ser dedicado aos filhos, também é boa leitura para as mães.

Detalhe: o escritor sabe do que fala e como fala. Ele tem apenas 10 anos e também já escreveu “Como falar com garotas”. O livro tem momentos de franqueza absoluta do tipo “as mães fazem chantagens”. Ou então, revela que é mais fácil que seu pai ceda do que a sua mãe. Melhor ainda: avós cedem na maior parte das vezes, pois gostam de mimar os netos.

Para algumas verdades – como por exemplo, que mães fica obcecadas com arrumação e isso é chato – ensina os truques. Como arrumar antes que ela mande. Ou, pior, apelar e falar que está com fome. “O mais engraçado é que elas deviam fazer a mesma coisa quando eram crianças”, escreve ele. Mas no final das contas, as maiores beneficiadas são as mães, já que ele prega o bom comportamento.

Numa entrevista recente ao USA Today, o pequeno autor falou que o livro foi escrito depois de pesquisas, com pais e filhos, e ainda deu outras dicas. Por exemplo, não fique elogiando seu filho na frente dos colegas. “É melhor colocar um cartão na mochila para que ele encontre depois”. E faça elogios originais. Segundo Alec, seu relacionamento com os pais é excelente. “Eles sempre me encorajam e acreditam que eu sou capaz de fazer tudo. E por isso, eu acabo acreditando também”, diz.

Leia alguns trechos:

Do que as mães gostam
“Uma boa maneira de fazer uma surpresa para a sua mãe e deixá-la feliz é ajudar a pôr a casa em ordem, como, por exemplo, arrumando o seu quarto, a sala ou a cozinha.
As mães gostam de crianças educadas. Tente demonstrar boas maneiras. Diga “por favor”, “obrigado” e “com licença”.”

Do que as mães não gostam
“As mães não gostam de achar coisas estranhas nos seus bolsos. Não se esqueça de tirar de dentro deles tudo que estiver vivo ou que seja grudento ou nojento.
Algumas mães são mais boazinhas. Outras têm ataque o tempo todo. Fica mais fácil se você souber do que a sua mãe gosta e do que ela não gosta. Se você compreender a sua mãe, não vai se meter em tantas encrencas.”

E o que chateia
“Para a maior parte das crianças, tanto faz se as coisas estão limpas ou não. Mas, para as mães, não é assim. Às vezes, parece que as mães são obcecadas por limpeza e arrumação. Elas vivem dando ordens. Todas essas coisas chateiam os filhos.”
“Se a bagunça for pouca, arrume logo, e ela vai adorar. Isso tem muito valor, porque as mães se lembram das coisas boas que a gente faz.”

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário