quinta-feira, 7 de abril de 2011

CRESCER - Informação e inspiração para mães e pais!!!

5 a 6 anos

Palavrinhas mágicas

Alguns acreditam que boas maneiras estão fora de moda. Afinal, não há tanto rigor como antigamente, quando as crianças precisavam chamar os mais velhos e usavam os tratamentos “senhor” e “senhora”. Por outro lado, há ainda quem acredite (ainda bem!) que a boa educação nunca cairá em desuso.

O respeito ao outro nunca pode ficar em segundo plano. Para isso existem as palavrinhas “mágicas”, como “por favor” e “obrigado”, além de atitudes que também fazem a diferença no dia-a-dia, como cumprimentar as visitas, bater à porta do quarto dos pais antes de entrar, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos sobre a mesa durante as refeições, enfim, uma lista interminável de atitudes que podemos chamar de boas maneiras. Elas são apenas o começo de uma série de valores que cabe aos pais ensinar aos filhos. Afinal, etiqueta também é uma forma de passar valores às crianças. No cotidiano, é possível dar exemplos realmente práticos.

Durante as refeições, por exemplo, não se levantar da mesa enquanto todos estiverem comendo ainda passa a idéia do respeito pelo outro. Com o tempo, o aprendizado cresce e se reflete na forma como as crianças tratarão todas as pessoas, dos funcionários do prédio e da escola aos amigos e familiares.

A etiqueta funciona como um meio importante para transmitir esses conceitos e ensinar a criança que o mundo não gira em torno de suas vontades. Quem dá gentileza recebe gentileza.

As boas maneiras dos pais e filhos:

– As crianças precisam de tempo para assimilar e entender as normas.

– Mostre como mastigar, usar o guardanapo, sentar-se à mesa, e que não pode comer com as mãos, apesar de os indianos o fazerem.

– Oriente a situação: não empurre o prato, cumprimente seus avós, agradeça pelo presente.

– Estimule e elogie sempre que a criança fizer algo certo.

– Respeite a idade de desenvolvimento da criança: não exija o que ela não consegue fazer ainda.

– Nunca compare o comportamento dela ao do irmão: cada criança é única.

– Na hora de corrigir em público, tenha bons modos.

– Diga que puns e arrotos, apesar de serem manifestações necessárias do corpo, não devem ser feitos durante as refeições ou na presença nem de estranhos nem de conhecidos.

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário