terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CRESCER - Informação e inspiração para mães e pais!!!



Ajuda doméstica

(3 a 4 anos)

Regar plantas, tirar copos e pratos de plástico da mesa e até dobrar roupas são tarefas que seu filho já pode desempenhar para ajudar na rotina doméstica. Seja menina ou menino, o sentimento de família também passa pela ajuda mútua.

Por isso, tente implementar um pequeno mutirão em sua casa. Não é só você que vai adorar. Seus filhos também, pois pode virar uma grande diversão. O primeiro passo é entender que a ajuda não virá espontaneamente do seu filho. É preciso incentivá-lo, delegando pequenas tarefas para que crie o hábito de participar.

Dar afazeres para a criança pode ser um demonstrativo de que o mundo não existe só para servi-la. Dessa forma, ela entende que pertence a um grupo, a uma família na qual tem um papel a exercer.

Vá com calma nos pedidos, deixe para pedir para lavar banheiro, a louça e a roupa quando ela for adolescente. As tarefas têm de estar em acordo com as possibilidades da criança. Além disso, é comum elas se esquecerem de suas incumbências, como a de dobrar as roupas todos os dias. A paciência é a chave para o sucesso dessa empreitada. Lembre-a quantas vezes forem necessárias (isso significa anos a fio). Só assim a atividade terá a chance de se tornar um hábito.

Como seu filho pode participar em cada idade

– Dos 3 aos 4 anos: trocar a água do cachorro, regar as plantas, tirar copos e pratos de plástico da mesa, lavar e secar a louça, descascar um ovo cozido, passar um pano nos móveis para tirar o pó, dobrar roupa.

– Dos 5 aos 6 anos: organizar uma gaveta, montar a mochila da escola, fazer pequenas incursões na cozinha, como enrolar um brigadeiro, recolher o lixo do banheiro, buscar um copo de água, passar manteiga no pão, arrumar a mesa para uma refeição.

– Dos 7 aos 8 anos: arrumar a cama, preparar um lanche, arrumar um armário, varrer o chão.

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário