segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reinações da minha Narizinho!!!


... e em uma dessas noites de chuva que banham toda cidade, estava curtindo o friozinho tão gostoso, e tão incomum de uns tempos pra cá, deitada com a minha pequena numa redinha na varanda...
Começa, então, a "apresentação" da orquestra dos céus, com seus relâmpagos e suas trovoadas...
Minha pequena, olhando fixamente para a janela, me faz um pedido irrecusável:

- Mãe, vamos dormir na nossa cama... Eu sou muito pequenininha para tantos raios e "frodões"...

E fomos para nosso quarto, onde não eram vistos mais os raios e nem se ouviam os "frodões"!!!

: )

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Até onde vai a amizade!!!

Certa noite uma mulher não voltou para casa...
No dia seguinte, ela disse ao marido que tinha dormido na casa de uma amiga.
Desconfiado, o homem telefonou para as 10 melhores amigas da mulher, e... Nenhuma sabia de nada...
Moral da História: Ô RAÇA DESUNIDA...

Certa noite um homem não voltou para casa...
No dia seguinte, ele disse a esposa que tinha dormido na casa de um amigo.
Desconfiada, a mulher telefonou para os 10 melhores amigos do marido e... Oito deles confirmaram que ele tinha passado a noite na casa deles e dois disseram que ele ainda estava lá!!!!
Moral da História: Ô RAÇA F.D.P....

: )

CRESCER - Informação e inspiração para mães e pais!!!



Ajuda doméstica

(3 a 4 anos)

Regar plantas, tirar copos e pratos de plástico da mesa e até dobrar roupas são tarefas que seu filho já pode desempenhar para ajudar na rotina doméstica. Seja menina ou menino, o sentimento de família também passa pela ajuda mútua.

Por isso, tente implementar um pequeno mutirão em sua casa. Não é só você que vai adorar. Seus filhos também, pois pode virar uma grande diversão. O primeiro passo é entender que a ajuda não virá espontaneamente do seu filho. É preciso incentivá-lo, delegando pequenas tarefas para que crie o hábito de participar.

Dar afazeres para a criança pode ser um demonstrativo de que o mundo não existe só para servi-la. Dessa forma, ela entende que pertence a um grupo, a uma família na qual tem um papel a exercer.

Vá com calma nos pedidos, deixe para pedir para lavar banheiro, a louça e a roupa quando ela for adolescente. As tarefas têm de estar em acordo com as possibilidades da criança. Além disso, é comum elas se esquecerem de suas incumbências, como a de dobrar as roupas todos os dias. A paciência é a chave para o sucesso dessa empreitada. Lembre-a quantas vezes forem necessárias (isso significa anos a fio). Só assim a atividade terá a chance de se tornar um hábito.

Como seu filho pode participar em cada idade

– Dos 3 aos 4 anos: trocar a água do cachorro, regar as plantas, tirar copos e pratos de plástico da mesa, lavar e secar a louça, descascar um ovo cozido, passar um pano nos móveis para tirar o pó, dobrar roupa.

– Dos 5 aos 6 anos: organizar uma gaveta, montar a mochila da escola, fazer pequenas incursões na cozinha, como enrolar um brigadeiro, recolher o lixo do banheiro, buscar um copo de água, passar manteiga no pão, arrumar a mesa para uma refeição.

– Dos 7 aos 8 anos: arrumar a cama, preparar um lanche, arrumar um armário, varrer o chão.

: )

CRESCER - Informação e inspiração para mães e pais!!!



Memória de elefante

(5 a 6 anos)

Por volta dos 5 anos as crianças começam a expressar lembranças de quando tinham 2 ou 3 e perguntam sobre situações vividas, por exemplo, num aniversário ocorrido há dois anos e até sobre uma visita que aconteceu na casa da vovó há três. Desde que nascem os bebês exercitam a memória ainda como uma estrutura em desenvolvimento. Como eles têm uma limitação de linguagem nessa fase, respondem aos estímulos de outra maneira. É utilizando a memória que o bebê reconhece a voz dos pais, pede para brincar com um brinquedo específico e pára de chorar quando alguém querido o pega no colo. Se a criança tem experiências ruins, ela assimila esse desprazer, que ficará guardado em algum canto da sua memória e lá na frente poderá influenciar na formação da sua personalidade.
De 1 ano e meio a 3 anos, a capacidade de memorizar cresce. E, por volta dos 4, regiões cerebrais responsáveis pela memória amadurecem.

Começam a existir lembranças.

Algumas curiosidades sobre a memória das crianças:

– O cérebro só vai armazenar estímulos importantes para a criança.

– Conforme a capacidade intelectual aumenta, a memória tende a melhorar.

– Cheiros chamam lembranças. O olfato é o sentido mais próximo do hipocampo, uma das estruturas cerebrais que participam da fixação da memória de longa duração.

– A boa memória pode ser herança genética. No entanto, ela se modifica de acordo com os estímulos que a criança recebe.

: )

sábado, 1 de janeiro de 2011

O que é um menino???

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino.

Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos o empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para.

As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege.

Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.

Quando você está ocupado, um menino é um conversa-fiada, intrometido e amolante.

Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geleia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.

Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvete, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (menos a do banho), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água.

Não é partidário de catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e “hora de dormir".

Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um real, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora de seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira ou não, ele é o seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão, uma cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrencas. Mas quando à noite, você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Oi mãe"..."

: )